
Meu primeiro texto, minha primeira comunicação, o que dizer? como escolher?
Passando em frente a uma banca de jornais no centro de Belo horizonte, me deparei com uma revista do Chico Bento, me senti nostálgico, minha mente retrocedeu no tempo, os anos 80, época dos cabelos desgrenhados e ombreiras, época em que o vídeo cassete era novidade e a turma da Mônica martelava em minha cabeça.
Qual é a importância desse autor em nossa cultura? Eu sempre considerei Maurício de Souza como um Walt Disney brasileiro, uma figura presente na literatura nacional, eu me lembro como se fosse ontem de todas aquelas animações, eu me assustava com o tema de abertura da Trans Vídeo (produtora que distribuiu o longa; As aventuras da Turma da Mônica de 1982).
Maio de 2004, o canal de televisão por assinatura; Cartoon Network estréia uma versão moderna das criações de Maurício de Souza, dos quais, assiti poucos episódios. Percebem a ironia? Como isso é possível? Como eu posso me lembrar tão bem de todas aquelas pérolas dos anos 80 e conhecer tão pouco sobre essas novas e poderosas animações digitalizadas de 5 anos atrás? Teria Maurício de Souza perdido seu "brilho"? Ou esse narrador perdido o interesse por desenhos? A verdade é que nunca duvidei do talento desse cartunista paulistano e tão pouco perdi o interesse por desenhos.
Orkut, Twitter e Blogs!! Esse é o mundo tecnologico, o mundo virtual, nós temos tempo para desenhos? sejam eles modernos ou não? ou melhor, nós temos interesse por esses desenhos? Uma pena que a resposta que me vem à mente seja a assustadora negação.
Fabrício Carlos

Nooossa! Nostalgia total ... saudades horrores!!!
ResponderExcluirMas tô de cara com TANTO talento, você arrasou e me surpreendeu mais uma vez!!! Bjim
Fala bissão! Entra no meu blog também. Quero só ver você tocar isso aqui mesmo! Blog as vezes é fogo de palha, mas entenda isso como um estímulo.
ResponderExcluirIndico também o blog do Flávio Galo Doido:
phlavious-phlavious.blogspot.com
abraços cara!
É isso aí Fabrício! O seu texto, desde nossos tempos de Sagrada, está melhorando a cada dia, agora vejo. Sucinto e objetivo. Que esta seja a sua porta de entrada no mundo da crítica especializada (já pensou nisso?).
ResponderExcluirDá uma olhada no meu blogue também. Tô na dúvida se desativo ou transformo num veículo de divulgação da minha banda, o Chuva a Granel@
biomarodrim.blogspot.com
abração
Parabéns pelo Blog, estreou com um texto fantástico, fico impressionada com sua criatividade literária.
ResponderExcluirNão acredito que tenhamos perdido o interesse pelos desenhos e sim pelo que é simples ou comum, com a evolução das coisas passamos a deixar de lado o que antes era tão prazeroso.
Mais uma vez parabéns pelo Blog ...
beijossssssssss
vc é o cara véi...... o q vc descreveu ae, é isso mesmo .........é o cara......komeia....
ResponderExcluirParabens pelo seu primeiro texto, gostei muito.Hoje em dia até quando um autor de quadrinhos pode se destacar tanto quanto Maurício de Souza? Existem muitas pessoas que realmente se interessam por desenhos, já que "desenhar" é a forma decomunicação mais antiga que existe.Desde o tempo das cavernas, os homens desenhavam para se comunicar. Hoje em dia, a forma de comunicação que o desenho oferece está sendo deixado de lado pelas novas formas de comunicação como orkut e twitter.Tem pessoas que deixam os desenhos de lado e ainda são ignorantes a respeito da poderosa forma de comunicação dos quadrinhos.Mas para nossa sorte, muitas pessoas apreciam esta arte e buscam não deixar os desenhos de lado, mas pelo contrário, revolucioná-los.
ResponderExcluirGrande Bssao, curto desenho de mais ... parabens pelo blog ..
ResponderExcluirBOA BSSAO DESENHO E TUDO MERMAO ;;
Bacana demais, Wolverine!
ResponderExcluirTexto fodástico!
Esperamos mais atualizações!
Cara.....adorei!!!!
ResponderExcluirEstou muito impressionada.....texto da maior qualidade!!!!
Grande beijo!!!
Muito bom, Parabéns! ítalo
ResponderExcluirGrande Roger Federer! Muito bom cara!
ResponderExcluirMas tenho que confessar uma coisa: até hje compro revistinhas da Turma da Mônica!!!
Grande abraço e manda ver!!
Gostei do texto e da iniciativa. Fiquei sabendo que o Cebolinha tá pegando a Mônica na versão da revista para adolescentes. Só está faltando uma versão pornô. Ah! Consegui comprar a porra do ingresso do AC/DC. Um abraço do Pimenta do Clã Pimentel.
ResponderExcluirSeus leitores aguardam ansiosos por uma próxima atualização no blog. rs
ResponderExcluirEu arriscaria discorrer aqui um bocado sobre a Turma da Mônica. Ela me acompanhou na infância e muitos anos depois dela...E soaria piegas, ou um danado de um clichê, dizer que "aprendi muito com ela" (Mesmo sendo essa a verdade)! hehehe
ResponderExcluirNão acredito na corrupção do desenhista. Acredito na corrupção dos leitores, que, nesse mundo pós-moderno, vivem sob a luz do "tudo ao mesmo tempo agora" e da obsolescência programada. Tudo precisa mudar muito rápido porque o mesmo chateia...Nessa correria, nesse imediatismo, atropelamos a contemplação e o puro prazer de ler, reler, tatear uma revista, entender contextos...Eu, pessoalmente, não nado nessa maré. Mas a verdade é que a relação do homem com o tempo está mudando - especialmente a relação da criança com ele.
Ver é mais rápido, mais volátil, mais dinâmico. O dinamismo raso toma o lugar da apreciação plena de todos os aspectos daquilo que nos interessa.
O interesse tem que ser rápido. Assim como a satisfação do mesmo.
Um pouco desesperançoso e posso até mesmo soar pessismista.
O que me dá respiro é conhecer pessoas que, como eu - e você -, estão fora da maré, sentados na beira, com o pé na água e curtindo, como sempre, aquilo que nos preenche a alma.
Muito bacana, baby! Boa reflexão!
Voltarei sempre por aqui...
Beijoca
Adorei!!! Me fez lembrar os tempos de escola, as caricaturas, "estorinhas" que vcs faziam da gente na sala de aula. Que tal um texto sobre aquela epoca? Saudade enorme. Bjos
ResponderExcluirMeu velho, muito bom mesmo!!
ResponderExcluirLeve, preciso e numa linguagem bacana!!!
Parabéns pelo tema também!!! show de bola mesmo!
ass: xeu
Opa!
ResponderExcluirO que falar?
Primeiro: me desculpe pela demora!
Segundo: Texto fantástico!!
Ótima escolha. Os desenhos de hoje em dia não se comparam ao da nossa época, não causam mais aquela sensação de "o que será que vai acontecer?" e ficarmos ansiosos para assistir ou ler no dia seguinte. Onde foi parar isso???? Não sei.... o que nos resta... a saudade... e a alegria de ter vivido esses belos anos de nossa infância. Espero que um dia essa "sensação" volte!!!!
PARABÉNS!!!!!
Tô aíííí.....
Bjos
Ká